CARNAUBAIS - A eleição sucessória municipal deste ano na cidade de Carnaubais, região do Vale do Açu, pôs por terra um tabu histórico da cidade que, desde a conquista de sua emancipação política, social e administrativa, há 49 anos, jamais tinha dado a oportunidade de um gestor no exercício da atribuição conseguir renovar o mandato. O estigma foi quebrado pelo atual prefeito, Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, "Luizinho" (PSB).
"Luizinho" elegeu-se para seu terceiro mandato a partir do dia 1º de janeiro de 2013 na chefia do Executivo carnaubaense. Será seu segundo mandato consecutivo no cargo. Na eleição municipal vivenciada domingo último, 7 de outubro, ele saiu vitorioso conquistando um total de 4.042 votos (o correspondente a 53,74% dos votos válidos). Seu adversário, o empresário Dinarte Vieira Diniz (DEM), totalizou 3.480 votos (o equivalente a 46,26% dos votos válidos).
O empresário, que na década de 90 havia exercido o mandato de vice-prefeito na cidade do Assú, chegou a conseguir um feito político que muitos duvidavam: unir as forças de oposição em torno de seu nome para derrotar o bloco governista municipal. Existia o argumento de que, coesa, a oposição conseguiria derrotar o projeto de reeleição do atual mandatário municipal. Este acabou sendo outro tabu vencido na disputa eleitoral de Carnaubais este ano.
INDICADORES
A estatística oficial referente ao pleito eleitoral de 7 de outubro no município de Carnaubais ainda registrou 113 votos brancos (1,42%); 321 votos nulos (4,03%); e um universo global de 7.522 votos válidos (94,54%). Ao conseguir reeleger-se este ano, "Luizinho" se redimiu do revés eleitoral que havia sofrido oito anos antes. Em seu primeiro mandato, ao disputar a reeleição, ele acabou surpreendido e derrotado pelo ex-prefeito Zenildo Batista de Sousa (PMDB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário