O deputado Acm Neto, O Governador Eduardo Campos, O Ministro Brizola Neto E O Senador Aécio Neves, todos parentes de lideranças histórica do país, são a prova de que herança política conta, e muito, no Brasil.
Eles foram criados nas imediações do poder e são protagonistas da política nacional. Dois figuram há algum tempo entre os possíveis candidatos a presidente do Brasil, um acaba de se tornar Ministro do Trabalho e o quarto, depois de liderar seu partido na Câmara dos Deputados, almeja a Prefeitura de Salvador. A herança política de um avô é garantia de sucesso? Depende do avô. E do neto. O que não dá para negar é que o parentesco colabora para a construção da imagem (e das carreiras políticas) dessas figuras públicas, que fazem questão de marcar o parentesco.
O novo ministro do Trabalho, Brizola Neto, evoca o avô para marcar o início de sua carreira política, que começou, segundo ele, aos 16 anos. A ligação política com Brizola é ressaltada desde a primeira linha do perfil do ministro em seu próprio blog, o Tijolaço. “Nasci em 11 de outubro de 1978, ano em que meu avô, Leonel Brizola, no exílio, recebia o ultimato do governo uruguaio para deixar o país”, escreve Neto, destacando, ainda, o papel de seu outro avô em sua vida. “Dele (Brizola) e de meu outro avô, o Capitão da Aeronáutica Alfredo Daudt, recebi exemplos de luta e sacrifício pelo Brasil e pela democracia”, diz, explicando: “Alfredo Daudt, com a ajuda de outros oficiais e sargentos, impediu a decolagem dos jatos da FAB que bombardeariam o Palácio Piratini, na Campanha da Legalidade”.
O resto do perfil de Brizola Neto é dedicado quase que exclusivamente ao seu avô mais famoso e termina, como não podia deixar de ser, com alusões e alusões a Brizola. “O nome que carrego é uma bandeira. É um símbolo para milhões de pessoas que sonham com um Brasil diferente, com um Brasil com justiça, com trabalho, com progresso para nosso povo. Defender este país é ser nacionalista; defender este povo é ser trabalhista. E lutar por isso a vida inteira, sem jamais esmorecer, é ser Brizola”, escreve. Continue Lendo Aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário